TIC - Necessidade Educacionais especiais (NEE)

Completa Texto
 
O Eugénio é um agente de software que funciona no ambiente Microsoft Windows para sugerir palavras que completem o texto que está a ser editado. O Eugénio analisa a vizinhança do cursor e sugere um número configurável de palavras que, na sua opinião, são mais relevantes no contexto. Este agente foi concebido para acelerar o processo de escrita a pessoas com limitações motoras. O programa foi desenvolvido em colaboração entre a Escola Superior de Tecnolgia e Gestão (ESTIG) de Beja, o Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L²F) do INESC ID e o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB). A utilização do programa é gratuita para uso particular.
Para baixar: www.abr.io/eugenio


 
Leitor de tela 1
 
Para deficiente visual, este programa lê o que ocorre na tela durante a navegação com o mouse ou teclado (site em inglês)

Leitor de tela 2

Para deficiência visual e dislexia.
 
Para baixar: http://www.abr.io/saci1


Pacote de recursos para pessoas com deficiêcias motoras. Entre elas o teclado amigo, um editor de texto e uma calculadora.
www.abr.io/saci2

http://www.nvda-project.org/ (pacote de recursos para pessoas com deficiência motora  - Teclado amigo, editor de texto e calculadora)

http://www.intervox.nce.ufrj.br/motrix/ (permite que pessoas com tetraplegia e deficiência motoras severas utilizem comando de voz para acionar funções)